quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Merge

MERGE, é fazer a união de pontos, linhas ou polígonos existentes dentro de um mesmo shape. Para utilizar esta função, devemos estar com o editor ligado, como mostra a figura 01.



Figura 01

Para demonstrar como funciona escolhi o shape de polígono pois ele tem uma especificidade que será mostrada mais a frente. Como podem ver, tem 4 polígonos diferentes, dentro de um mesmo shape, a tabela de atributos confirma isso. Figura 02
OBS: percebam que dois deles estão grudados.

Figura 02

Para utilizar o MERGE, como já foi dito antes, deve estar com o editor ligado e deve selecionar os polígonos que deseja juntar.Ir no botão editor e depois merge (Figura 03)

Figura 03

Vai abrir uma caixa com o nome dos polígonos que selecionou (Figura 04). Ao clicar no nome do polígono dentro da caixa, ele (polígono) irá piscar em vermelho para você poder identificá-lo. Depois de escolher em qual irá juntar, aperte OK.(não tem isso na imagem, por que o print não pega ele piscando =D) OBS: DEPOIS DE JUNTAR OS POLÍGONOS, NA TABELA DE ATRIBUTOS ELE FICARÁ COM OS CAMPOS PREENCHIDOS REFERENTE AO POLÍGONO ESCOLHIDO. ELE VAI JUNTAR OS OUTROS AQUELE QUE ESCOLHEU. TUDO QUE ESTAVA ESCRITO NA TABELA DOS OUTROS SERÁ PERDIDO, VAI FICAR SÓ O QUE VOCÊ ESCOLHEU. (Figura 05)


Figura 04

Como podemos observar na Figura 05, os polígonos agora se tornaram um só, todos fazem parte de uma linha. Lembra da especificidade que eu disse que iria mostrar, ta ai. Se perceber bem, antes os dois polígonos que estavam juntos, tinham uma linha entre eles, pelo fato de serem polígonos diferentes, agora como são o mesmo ele se unem, fazendo com que a linha entre eles desapareça. Então, o MERGE serve tanto para agrupar polígonos, pontos e linhas de um mesmo shape como para unir dois polígonos que estão grudados um no outro.


Figura 05

Espero que ajude... Essa ferramenta eu uso bastante para organizar o shape, não ficar aquele monte de linha na tabela de atributos. Com isso na hora de selecionar por cores facilita também.


Rafael Borges
Graduando de Geografia pela UFES e Técnico em Geomática delo Cefetes(IFES)

3 comentários:

  1. Oi,
    me ajuda rsrsrsrs
    estou precisando usar a ferramenta merge mas ela não está habilitada no editor... o que eu faço?

    ResponderExcluir
  2. ola
    muito bom o blog sempre que possível passo por aqui para aprender algo de novo... mas agora estou precisando fazer o caminho inverso do merge... ou seja desagrupar um shape file como faço? desde já agradeço...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns muito bom o blog!

    agora quero saber se é possível no arcGIS colocar setas no layout de impressão, por exemplo eu tenho três mapas dentro do layout e quero fazer uma seta ligando dois destes mapas isso é possível qual ferramenta eu uso grato.

    ResponderExcluir