Esse post foi feito a pedidos da minha amiga Verônica que estava precisando para resolver essa situação no estágio dela, foi beeeem chatinho pra eu poder montar. Ele é um pouco complicado porque tem várias etapas mas eu espero que tenha explicado de uma maneira que fique fácil de entender.
Primeiro teremos de baixar o programa PROGRID, criado pelo IBGE, e instalá-lo. Clique aqui para ser direcionado ao site, ou busque por IBGE e dentro do site busque por PROGRID. Após instalá-lo procure pelo diretório “C:\\Arquivos de Programas\Progrid\GridFiles”, figura 1. Copie e cole esses arquivos na pasta: “C:\\Arquivos de programas\ArcGIS\pedata\ntv2\brasil”. Você deve criar a pasta brasil se ela ainda não existir.
Figura 1 |
Figura 2 |
Em seguida abra ArcMap>ArcToolbox>Data Management Tools>Projections and Transformations>Create Custom Geographic Transformation, figura 3.
Figura 3 |
Existem dois métodos de criação, o NTV2 e o Geocentric Translation, não entrarei em detalhes do que é cada um, mas explicarei como transformar por cada um dos métodos.
Criando pelo método NTV2: Ao abrir “Create Custom Geografic Transformation” complete a janela, figura 4, de acordo com os itens abaixo.
Figura 4 |
- Em "Geografic Transformation Name" digite o nome da transformação.
- Em "Input Geographic Coordinate System", clique no ícone a direita do campo para selecionar as coordenadas de entrada na qual deseja converter.
- Clique em Select\Geographic Coordinate Systems\South America e selecione GCS_South_American_1969.
- Em “Output Geographic Coordinate System”, clique no ícone à direita do campo para selecionar as coordenadas na qual deseja transformar.
- Clique em Select\Geographic Coordinate Systems\South America e selecione GCS_SIRGAS_2000.
- Em “Method” selecione: NTV2
- Em parâmetros, na aba “Value”, coloque Brasil/SAD69_003.GSB. Obs: Para trocar de grid, altere “SAD69_003.gsb” por outro grid desejado.
- Clique em OK.
Criando pelo método Geocentric Translation: Ao abrir “Create Custom Geografic Transformation” complete a janela, figura 5, de acordo com os itens abaixo.
Figura 5 |
- Em “Geographic Transformation Name” digite o nome da transformação.
- Em “Input Geographic Coordinate System”, clique no ícone à direita do campo para selecionar as coordenadas de entrada na qual deseja converter.
- Clique em Select\Geographic Coordinate Systems\South America e selecione GCS_South_American_1969.
- Em “Output Geographic Coordinate System”, clique no ícone à direita do campo para selecionar as coordenadas na qual deseja transformar.
- Clique em Select\Geographic Coordinate Systems\South America e selecione GCS_SIRGAS_2000.
- Em “Method” selecione: GEOCENTRIC_TRANSLATION.No caso de conversão de SAD69 para SIRGAS 2000 os parâmetros de conversão serão: X= -67.35 Y= 3.88 Z= -38.22. Se fosse de SIRGAS2000 para SAD69 seriam os mesmos valores porém com os sinais trocados. por exemplo, -67,35 seria +67.35.
- Obs.: Dependendo do idioma ao qual o programa está instalado, os números poderão ser separados por PONTO ou por VÍRGULA.
- Clique em OK.
Criado os métodos de projeção o programa está pronto para realizar a transformação. Vá em “ArcToolbox > Data Management Tools > Projections and Transformations > Feature > Project” se for um arquivo vetorial. Ou “ArcToolbox > Data Management Tools > Projections and Transformations > Raster > Project Raster” se for um arquivo raster. Para este tutorial utilizaremos um arquivo vetorial. Veja abaixo como realizar a tranformação.
- Em “Output Dataset or Feature Class” clique no ícone à direita do campo e selecione o nome e o local do novo arquivo a ser criado.
- Em “Input Dataset or Feature Class” clique no ícone à direita do campo e selecione o arquivo vetorial que deseja fazer a transformação.As coordenadas do arquivo shape são lidas pelo o ArcGIS em “Input Coordinate System (optional)”.
- Em “Output Coordinate System” clique no ícone à direita do campo e selecione a coordenada para qual o arquivo shape vai ser transformado.
- Em “Geographic Transformation (optional)” selecione a transformação. Essa transformação será o arquivo que foi criado nas etapas anteriores, poderá ser o arquivo do método NTV2 ou do método Geocentric Translation.
- Clique em OK.
Bem, é isso ai. Eu queria ter postado semana passada, mas o blog tava travando direeeto e eu não conseguia terminar de montar o post e publicar. Mas ta aí, Obrigada.
Gostei, mas ainda vou testar, pois, tenho que baixar o programa PROGRID e o “FTP” do IBGE está fora do ar.
ResponderExcluirAbraço.
Já fiz os testes. Grande sucesso. Boa dica companheira.
ResponderExcluirAbraço.
Só devia ter dado crédito ao autor, pq esse texto não é seu.
ResponderExcluirOlá Malu! Tu podes me dizer qual software instala a pasta que tu mandas procurar, a C:\\Arquivos de programas\ArcGIS\pedata\ntv2\brasil? Não tenho ArcGIS instalado no meu PC. Agradeço.
ResponderExcluir