quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Como Fazer um Clip

Bom, nessa minha primeira postagem, irei mostrar como se faz um CLIP. É uma coisa simples, porém muito útil. A ferramenta CLIP, corta shapes de linhas, pontos e polígonos na área delimitada por um shape de polígono. No exemplo abaixo, tenho um shape de linha, que será cortado e um shape de polígono que irá delimitar a área do corte. O shape de linha, é a hidrografia do estado do Espírito Santo, e o de polígono é a cidade de Vila Velha.

Para realizar o CLIP, temos que ir no actoolbox --> analysis tools -->extract --> Clip(como mostra a fidura abaixo).



Na caixa de diálogo, no campo input features --> você irá colocar o shape que será cortadono campo clip features --> irá colocar o shape que delimitará a zona do corte, que necessariamente tem que ser um shape de polígono, no output feature class --> você vai escolher o local que o shape que será criado, vai ser salvo. Depois disso só dar OK.

O shape que é criado, não perde os dados da tabela de atributos, eles ficam iguais os do shape original.
Bom, espero que ajude! Como primeira postagem acho que ficou legal, irei melhorando nas próximas.
Até mais.

7 comentários:

  1. Olá, fiz todos os passos, porém a tabela de atributos não foi mantida. O novo layer ficou como um feição única. Como corrigir? Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriana, gostaria que você entrasse em contato por email e se possível mandasse a imagem de como ficou o seu polígono e a sua tabela. Posso tentar te ajudar. Aguardo contato. gisbymalu@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde!
    Sou iniciante, no Gis. gostaria que disponibilizasse um tutorial de como inserir um shape de ponto especifico, por exemplo. sede do município.

    ResponderExcluir
  4. Malu, queria saber como faço pra recortar quadrados de 2,5 x 2,5. Tenho uma área com fragmentos, daí quero fazer 30 janelas pra depois analisá-las separadamente. Como posso fazer isso? Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,

    se eu fizer um shapefile que não seja poligono a ferramenta clip não irá funcionar?
    Obrigado pelo espaço e pela atenção

    ResponderExcluir