segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Transformando de SAD 69 para SIRGAS 2000

Esse post foi feito a pedidos da minha amiga Verônica que estava precisando para resolver essa situação no estágio dela, foi beeeem chatinho pra eu poder montar. Ele é um pouco complicado porque tem várias etapas mas eu espero que tenha explicado de uma maneira que fique fácil de entender.


Primeiro teremos de baixar o programa PROGRID, criado pelo IBGE, e instalá-lo. Clique aqui para ser direcionado ao site, ou busque por IBGE e dentro do site busque por PROGRID. Após instalá-lo procure pelo diretório “C:\\Arquivos de Programas\Progrid\GridFiles”, figura 1. Copie e cole esses arquivos na pasta: “C:\\Arquivos de programas\ArcGIS\pedata\ntv2\brasil”. Você deve criar a pasta brasil se ela ainda não existir.
Figura 1

Figura 2
Em seguida abra ArcMap>ArcToolbox>Data Management Tools>Projections and Transformations>Create Custom Geographic Transformation, figura 3.
Figura 3

Existem dois métodos de criação, o NTV2 e o Geocentric Translation, não entrarei em detalhes do que é cada um, mas explicarei como transformar por cada um dos métodos.
Criando pelo método NTV2: Ao abrir “Create Custom Geografic Transformation” complete a janela, figura 4,  de acordo com os itens abaixo.
Figura 4
  1. Em "Geografic Transformation Name" digite o nome da transformação.
  2. Em "Input Geographic Coordinate System", clique no ícone a direita do campo para selecionar as coordenadas de entrada na qual deseja converter.
  3. Clique em Select\Geographic Coordinate Systems\South America e selecione GCS_South_American_1969.
  4. Em “Output Geographic Coordinate System”, clique no ícone à direita do campo para selecionar as coordenadas  na qual deseja transformar.
  5. Clique em Select\Geographic Coordinate Systems\South America e selecione GCS_SIRGAS_2000.
  6. Em “Method” selecione: NTV2
  7. Em parâmetros, na aba “Value”, coloque Brasil/SAD69_003.GSB. Obs: Para trocar de grid, altere “SAD69_003.gsb” por outro grid desejado.
  8. Clique em OK.


Criando pelo método Geocentric Translation: Ao abrir  “Create Custom Geografic Transformation” complete a janela, figura 5, de acordo com os itens abaixo.

Figura 5


  1. Em “Geographic Transformation Name” digite o nome da transformação.
  2. Em “Input Geographic Coordinate System”, clique no ícone à direita do campo para selecionar as coordenadas de entrada na qual deseja converter.
  3. Clique em Select\Geographic Coordinate Systems\South America e selecione GCS_South_American_1969.
  4. Em “Output Geographic Coordinate System”, clique no ícone à direita do campo para selecionar as coordenadas  na qual deseja transformar.
  5. Clique em Select\Geographic Coordinate Systems\South America e selecione GCS_SIRGAS_2000.
  6. Em “Method” selecione: GEOCENTRIC_TRANSLATION.No caso de conversão de SAD69 para SIRGAS 2000 os parâmetros de conversão serão: X= -67.35 Y= 3.88 Z= -38.22. Se fosse de SIRGAS2000 para SAD69 seriam os mesmos valores porém com os sinais trocados. por exemplo, -67,35 seria +67.35.
  7. Obs.: Dependendo do idioma ao qual o programa está instalado, os números poderão ser separados por PONTO ou por VÍRGULA.
  8. Clique em OK.
Criado os métodos de projeção o programa está pronto para realizar a transformação. Vá em “ArcToolbox > Data Management Tools > Projections and Transformations > Feature > Project” se for um arquivo vetorial. Ou “ArcToolbox > Data Management Tools > Projections and Transformations > Raster > Project Raster” se for um arquivo raster. Para este tutorial utilizaremos um arquivo vetorial. Veja abaixo como realizar a tranformação.

  1. Em “Output Dataset or Feature Class” clique no ícone à direita do campo e selecione o nome e o local do novo arquivo a ser criado.
  2. Em “Input Dataset or Feature Class” clique no ícone à direita do campo e selecione o arquivo vetorial que deseja fazer a transformação.As coordenadas do arquivo shape são lidas pelo o ArcGIS em “Input Coordinate System (optional)”.
  3. Em “Output Coordinate System” clique no ícone à direita do campo e selecione a coordenada para qual o arquivo shape vai ser transformado.
  4. Em “Geographic Transformation (optional)” selecione a transformação. Essa transformação será o arquivo que foi criado nas etapas anteriores, poderá ser o arquivo do método NTV2 ou do método Geocentric Translation.
  5. Clique em OK.


Bem, é isso ai. Eu queria ter postado semana passada, mas o blog tava travando direeeto e eu não conseguia terminar de montar o post e publicar. Mas ta aí, Obrigada.

4 comentários:

  1. Gostei, mas ainda vou testar, pois, tenho que baixar o programa PROGRID e o “FTP” do IBGE está fora do ar.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Já fiz os testes. Grande sucesso. Boa dica companheira.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Só devia ter dado crédito ao autor, pq esse texto não é seu.

    ResponderExcluir
  4. Olá Malu! Tu podes me dizer qual software instala a pasta que tu mandas procurar, a C:\\Arquivos de programas\ArcGIS\pedata\ntv2\brasil? Não tenho ArcGIS instalado no meu PC. Agradeço.

    ResponderExcluir