sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Field Calculator

O Field Calculator serve para preencher campos em branco, ou substituir algo que já estava escrito na tabela de atributos. Abrindo a tabela de atributos de um determinado shape, basta clicar com o botão direito do mouse sobre alguma coluna da tabela e selecionar Field Calculator, figura 1.

Ao clicar sobre Field Calculator abrirá uma janela, como mostra a figura 2. Irei explicar algumas funções simples: Em fields aparecem as colunas existentes na tabela de atributos que está aberta, abaixo dele aparece qual a coluna que está selecionada, figura 3. Logo abaixo tem um campo em branco onde será escrito o que preencherá os campos desta coluna, figuras 4 e 5.

ATENÇÃO: O Field Calculator só preenche os campos que estiverem selecionados, portanto se você acidentalmente selecionar a coluna toda ou todas as linhas da tabela tudo será modificado.

Figura 1

Figura 2















Figura 3
















Figura 4

















Figura 5

 


















Um detalhe muito importante, quando desejar preencher algum campo com texto o conteúdo deverá estar entre aspas ””, de outra forma aparecerá mensagens de erro e não completará a tarefa, figuras 6 e 7. Só será preenchido com texto os campos que foram criados pra serem preenchidos com texto. No exemplo das imagens anteriores eu não poderia, pois é um campo numérico para perímetro de polígonos. Explicarei a criação de fields em um próximo post, até logo.


Figura 6

















Figura 7

 




















Obrigada,
Maria Luiza G.S. - Téc. Geomática


P.S.: Não sei porque o espaçamento ficou desse jeito u_U"

2 comentários: